Redes sem fio WLAN padrão Wi-Fi.802.11
WLAN ou Wireless Local Area Network é uma rede local sem fios com alcance limitado entre 100 e 300 m, comumente usadas em empreendimentos corporativos como alternativa de acesso a internet ou extensões de redes cabeadas (LANs).
A tecnologia dessa categoria é o Wi-Fi (Wireless Fidelity) que tem a designação IEEE 802.11 e o padrão atual adotado é o Wi-Fi.802.11ac que opera em dual band na faixa de 5,0GHz em 1.300Mbps e 2,45Mhz em 450Mbps.
As redes Wi-Fi são importantes para a transformação digital das empresas, pois permitem que os sinais se movam com os usuários. Nesse sentido, os funcionários da empresa podem trabalhar de forma colaborativa a qualquer momento e em qualquer lugar por meio de seus PCs, tablets e telefones celulares

Funcionamento
As redes Wi-Fi tem seu funcionamento através de ondas de rádio. A transmissão se dá através de um adaptador, o nosso conhecido “Access Point”. O Access Point (AP) tem a capacidade de receber os sinais, decodificar e após os emitir a partir de uma antena.
Porém, para que o computador, notebook, tablet, enfim, qualquer dispositivo que possa ter acesso à internet, consiga captar esses sinais é necessário que ele esteja dentro de um determinado raio, que é chamado de “hotspot”.
Dependendo do access point e a antena, o raio de abrangência da internet é bastante variável. Em lugares abertos poderá variar até 300 metros, porém, nos fechados, poderá se estender um pouco menos.
Projetos
Os projetos de redes wireless devem ser bem planejados, com posicionamento correto dos access points e um planejamento de frequências eficaz, mesmo considerando-se que a faixa de 5 GHz hoje está menos poluída que a de 2,45 GHz.
Não basta apenas instalar os access points padrão 802.11ac é necessário que toda a infraestrutura seja compatibilizada. Um access point comercial 802.11ac provavelmente também seja 802.11n e dual band. Considerando-se que ele atinja na faixa de 5 GHz 1300 Mbps e na faixa de 2,45 GHz 450 Mbps, a taxa máxima agregada na interface Ethernet será de 1750 Mbps, o que exigirá uma interface Gigabit Ethernet. Assim sendo switches de acesso Gigabit serão mandatórios para esses access points. Além disso, múltiplos transmissores no access point podem ultrapassar a capacidade de potência de 15,4 W da interface PoE standard. Pode ser necessário switches ou injetores de potência PoE+.
Publicado em 2013 o padrão atual adotado para redes sem fio WLAN é o Wi-Fi.802.11ac
Próxima geração - Wi.Fi 6 - IEE.802.11ax
A WiFi Alliance organização responsável pelo padrão WiFi lançou oficialmente no dia 16 de setembro de 2019 o padrão WiFi 6 com o nome de Wi-Fi 802.11 ax. O novo padrão para internet sem fio ainda está em seus primeiros passos, mas é de se esperar que esteja disponível em mais dispositivos com o passar do tempo, dadas suas claras vantagens em comparação com o que tínhamos anteriormente.
Com o 802.11ax espera-se ter uma melhor conectividade em locais públicos, como os hotspots de comércios e outros locais, dessa forma o usuário terá acesso a uma boa conexão sem fio mesmo com outras pessoas conectadas. O modelo também permitirá uma qualidade melhor mesmo através de paredes.
A seguir alguns dos destaques do WiFi 6:
a) – Maior velocidade de transferência de dados. O WiFi 5 pode atingir até 6,9 Gbps de streaming, número que passou para 9,6 Gbps com o WiFi 6, um aumento de 39%.
b) – Maior número de dispositivos conectados. As tecnologias empregadas no AX WiFi permitem que as redes sejam capazes de suportar até 4x mais dispositivos do que o padrão anterior, o que a torna ideal para casas com muitas pessoas e dispositivos, bem como prédios comerciais, aeroportos, shopping centers e afins
c) – Envio mais rápido de dados. Ao invés de mandar 8 bits a cada símbolo, o WiFi 6 permite enviar 10 bits, o que resulta em um aumento de 25% na velocidade da conexão.
d) – Maior estabilidade. O OFDM é um símbolo que transmite dados, responsável por dividir os dados em pequenas subportadoras para maior estabilidade. Em outras palavras, é como se no mesmo intervalo de tempo fossem enviadas 4x mais ondas, o que melhora a estabilidade e alcance da conexão, bem como potencializa sua velocidade em até 11%.
e) – Maior largura de banda em um canal mais largo. Ao invés de uma banda de 80 MHz, como a que estava disponível no padrão anterior, o WiFi 6 tem uma banda de 160 MHz, o dobro do que havia antes, o que possibilita uma conexão mais rápida entre o roteador e seus dispositivos.
f) – Redução de conflitos com sinais vizinhos. A interferência de vizinhos e outros sinais será bem reduzida, graças à tecnologia BSS (Base Station Service) Color, que funciona como se marcasse os sinais vizinhos de uma cor diferente e que o seu roteador evitasse tais sinais. Em termos práticos, as interferências serão bem menores, isso sem ter que realizar nenhuma obra estrutural ou procedimento complicado.
g) – Menor consumo de energia dos dispositivos. O Target Wake Time (TWT) permite que os dispositivos negociem quando e com qual frequência eles “acordarão” para enviar ou receber dados. Assim, o tempo de espera dos dispositivos será otimizado e, por consequência, sua bateria durará mais.

Sobre nós
Somos uma empresa de engenharia especializada em desenvolver projetos de telecomunicações, sistemas eletrônicos e sistemas elétricos.
Nossa missão
Oferecer aos nossos clientes projetos de qualidade e customizados, adequados às necessidades de seus negócios.
Nós oferecemos
- Projetos de engenharia
- Acompanhamento técnico a obras
- Engenharia do proprietário