Redes ópticas FTTX

redes opticas fttH

As redes FTTH (Fiber-To-The-Home) 100% ópticas se caracterizam por chegar até o usuário final, garantindo assim a largura de banda necessária para a crescente demanda gerada pelo enorme tráfego de voz, dados e vídeos via internet.

REDES ÓPTICAS PASSIVA - TECNOLOGIA PON

As redes PON (Passive Optical Network) usadas em arquiteturas FTTH (Fiber-To-The-Home) para entrega de serviços de dados, voz e vídeo, utilizam-se basicamente das divisões de fibras ópticas provenientes de portas da OLT na central do provedor de serviços até chegar às residências dos assinantes.

O GPON fornece convergência de voz, dados, vídeo IP e RF, POTS, segurança, vigilância, alarmes, sistemas ambientais e sistemas de controle de acesso em uma única rede, utilizando os recursos avançados de segurança de QoS, classe de serviço e mecanismos de VLAN.

Por ser uma rede “transparente” e livre de equipamentos ativos entre as pontas, ela pode ser utilizada por diferentes tecnologias, como a GPON (Gigabit Passive Optical Network) integralmente fornecida pela Furukawa, tanto para equipamentos ópticos de transmissão (OLTs) quanto os de terminação (ONTs/ONUs).

GPON é uma arquitetura de rede multisserviço não fragmentada da Camada 2 que complementa os serviços da Camada 3 oferecidos por um comutador principal por meio de VLANs nativas ou marcadas, suporte SIP nativo e visibilidade, controle e gerenciamento de bit, porta e segmento.

Ele aproveita a multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM), usando um comprimento de onda (1490nm) para o tráfego downstream de 2,5G e outro (1310nm) para o tráfego upstream de 1,2G em uma única fibra. O comprimento de onda de 1550 nm é reservado para serviços opcionais de sobreposição, geralmente vídeo RF (analógico).

GPON é uma tecnologia point-multi-point que oferece segmentação de portas e bits para Qualidade de Serviço (QoS) garantida. O GPON não transmite broadcast, em vez disso, distribui todos os sinais downstream por meio de conexões ponto a ponto virtuais seguras, que utilizam criptografia AES-128 entre a OLT e a ONT. Os sinais upstream são combinados usando um protocolo de acesso múltiplo, geralmente acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA) ou um esquema dinâmico de alocação de largura de banda, que impede que os quadros de dados de diferentes usuários interfiram entre si.

Uma porta Ethernet GPON que conecta-se a um telefone VoIP opera da mesma maneira que uma rede comutada tradicional. Se o ONT estiver configurado para oferecer suporte a QoS para a conexão VoIP, ele suportará essa taxa de bits. Se for necessária capacidade de porta adicional, é uma simples questão de configurar a capacidade da porta para os serviços necessários. O tráfego GPON flui de maneira simétrica dentro de segmentos e VLANs atribuídos. Até 4000 VLANs são suportadas por OLT. ONTs configurados para uma VLAN não podem ser trocados por outra VLAN ou segmento a qualquer momento. Isso melhora a segurança, a capacidade de gerenciamento e o desempenho da rede.

A evolução da GPON são as tecnologias XG-PON (também conhecida como 10-GPON) e a XGS-PON.

A tecnologia XG-PON foi desenvolvida pelo ITU-T e definida pela norma G.987. XG-PON  fornece transmissão assimétrica GPG 10G (taxa de linha máxima downstream: 9.953 Gbit/s, taxa máxima de linha upstream: 2.488 Gbit/s). A tecnologia XGS-PON é ainda mais performática,  oferece transmissão simétrica GPG 10G (taxa máxima de linha downstream: 9.953 Gbit / s, taxa máxima de linha upstream: 9.953 Gbit s).

Com o 5G a frequência utilizada é mais alta, a onda eletromagnética é facilmente bloqueada por obstruções, o alcance da antena diminui, sendo necessária células menores, daí a  infraestrutura necessária é maior, devendo requerer antena a cada 100 ou 200 metros. No Brasil existem leis municipais que dispõem sobre infraestrutura para telecomunicações que restringem a instalação de antenas dificultando o seu licenciamento; tais como: 

Em 2015 o congresso aprovou a lei geral das antenas para uniformizar as regras para licenciamento de ERBs, mas muitas cidades ainda seguem legislações antigas.

Em dezembro de 2019 a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmera dos Deputados aprovou uma regra chamada Silêncio positivo, caso a administração municipal não responderem a uma solicitação em até 90 dias, o pedido de instalação de antenas estaria automaticamente autorizados, essa proposta foi enviada para o senado, mas até então não foi apreciada.

A legislação atual restringe a distancia para instalação de ERBs, o que pode comprometer a cobertura dos sinais, proíbe a instalação de ERBs próximas de hospitais, clínicas e escolas, exige distanciamento entre ERBs e edificações específicas.

 

 

CIDADES INTELIGENTES

As grandes cidades crescem, se modernizam, e tornam-se cada vez mais “inteligentes” a fim de facilitar e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

No conceito de CIDADES INTELIGENTES, as redes de fibras ópticas interconectam os serviços prestados aos cidadãos, racionalizando os investimentos, promovendo a qualidade de vida, fomentando a sustentabilidade e o crescimento econômico.

Dessa forma, integram serviços da municipalidade e suas secretarias sob uma única infraestrutura de forma confiável e com baixo custo de manutenção.

 

ABRANGÊNCIA:

a) Educação: Escolas/bibliotecas;

b) Saúde: hospitais/postos de saúde;

c)Guarda e defesa civil:  monitoramento para prevenção, resolução de problemas urbanos através de sensores e câmeras de vigilância;

d) Mobilidade Urbana: estacionamento inteligente, semáforos inteligentes, transporte coletivo monitorado, monitoramento de trafego;

e) Meio ambiente: sensores, informatização da gestão inteligente de resíduos;

f) Secretarias da administração pública, entre outros, que necessitam de comunicação on-line de alta capacidade para o tráfego de dados a serviço dos cidadãos;

g) Energia: Controle Inteligente de Iluminação Pública;

logo

Sobre nós

Somos uma empresa de engenharia especializada em desenvolver projetos de telecomunicações, sistemas eletrônicos e sistemas elétricos.

Nossa missão

Oferecer aos nossos clientes projetos de qualidade e customizados, adequados às necessidades de seus negócios.

Nós oferecemos